20 novembro 2006

Mais Notícias

Governo brasileiro consternado com a morte do pastor evangélico em Dili


O governo brasileiro manifestou pesar pela morte do pastor evangélico, Edgar Gonçalves Brito, 32 anos, assassinado domingo em Dili, e informou que está a acompanhar as investigações.

"O Ministéio das Relações Exteriores tomou conhecimento, com grande consternação, do falecimento, em Dili, Timor-Leste, do cidadão brasileiro Edgar Gonçalves Brito", diz o comunicado divulgado no domingo pelo Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro está a prestar toda a assistência a irmã da vítima, que também se encontra na capital timorense, e está a acompanhar "com atenção" o apuramento dos factos.

A condução das investigações está a cargo da Polícia das Nações Unidas.

Edgar Gonçalves Brito é a primeira vítima estrangeira da violência provocada pela crise político-militar timorense, iniciada em Abril passado.

O missionário da Igreja Assembleia de Deus, que estava há dois anos em Timor-Leste, regressava a casa com a irmã apôs um culto religioso, quando foi esfaqueado por um grupo de jovens.


Fonte: AngolaPress (Luanda, Angola)

Nota do Blog: Mantida formatação original do português local

Notícias

Filho de pastor é suspeito de matar adolescente no Jacintinho


Um homicídio ocorrido agora há pouco, no bairro do Jacintinho, tem como principal suspeito o filho de um pastor evangélico identificado. O suspeito foi identificado apenas como Severo e segundo as testemunhas, ele seria filho de um dos líderes religiosos da região.

A vítima é o adolescente Pedro Antonio Pereira da Silva, 17. De acordo com as primeiras informações prestadas pela Polícia Militar, o menor de idade havia contraído uma dívida com o filho do pastor. As informações – colocam os policiais – ainda são muito superficiais e estão sendo apuradas. o garoto foi morto a tiros.

Neste momento, o Instituto de Criminalística faz o levantamento no local. O caso deve ser investigado pela Delegacia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, sob o comando da delegada Ana Luiza Nogueira.


Fonte: Alagoas 24 Horas (Maceió, AL)



Brasileiros farão marcha no Timor em memória do missionário


A comunidade brasileira residente no Timor Leste, cerca de 160 pessoas, convocou para terça-feira uma marcha silenciosa em Díli, em memória de Edgar Gonçalves Brito, pastor evangélico assassinado domingo à noite, disseram à Agência Lusa os organizadores.

A marcha, já autorizada pelas autoridades timorenses, partirá do bairro de Lecidere e terminará na igreja de Motael. A divulgação da realização da homenagem ao pastor está sendo divulgada a outros cidadãos estrangeiros.

Além do brasileiro, o timorense José Barros, que integrava a Comissão de Reconciliação Comunitária, foi encontrado morto nesta segunda-feira de manhã, no mercado de Comoro, zona ocidental de Díli.

Mais de 50 pessoas foram mortas no Timor Leste desde o início da crise político-militar no país, em abril. No entanto, Brito foi a primeira vítima estrangeira.

Edgar Gonçalves Brito, 32 anos, foi assassinado por desconhecidos no domingo à noite, quando se dirigia para casa acompanhado da irmã. Foi surpreendido por confrontos entre grupos de jovens, na zona entre os bairros de Akadiro Hun e Bidau.

A morte foi decorrente de um golpe profundo perpetrado por uma lâmina, entre o pescoço e o ombro.

A Lusa contatou o embaixador do Brasil em Díli, Antônio de Souza e Silva, que disse ter entregado em mãos ao primeiro-ministro, José Ramos-Horta, o pedido de autorização para a realização da marcha.

Em relação ao translado do corpo, Silva revelou que ainda não há data prevista. "O processo exige determinados requerimentos, quer por parte da Austrália quer por parte da Indonésia", salientou.

As ligações aéreas de Díli para o exterior são feitas com Darwin, norte da Austrália, e Denpasar, na ilha indonésia de Bali.

"Os procedimentos de embalsamento em vigor no Timor Leste são diferentes dos usados nestes dois países. No Timor Leste, o embalsamento é feito unicamente com formol, o que confere um prazo de apenas cinco horas. No caso do translado ser feito via Darwin, por exemplo, o corpo terá de ser de novo sujeito a novo tratamento de conservação", explicou Silva.

De acordo com testemunhos de outros cidadãos brasileiros residentes em Díli, Brito já tinha sido alvo de uma tentativa de assalto em 26 de maio, em sua residência, e em plena crise político-militar.

Na ocasião, Brito fez uma descrição ao site Crocodilo Voador contando o que sentiu no momento do assalto."No dia 26, quando tentaram entrar em minha casa, eu pensei que não sairia daqui vivo. Eu sentei em uma cadeira e fiquei olhando para a porta, esperando o momento que quem estava tentando arrombar a porta conseguiria entrar. Não tinha nada a ser feito, eu não poderia ligar para ninguém. Quem seria louco de entrar no meio de um conflito de gangues para salvar um amigo?", escreveu.

Pastor evangélico há cerca de dois anos em Díli, Brito aproveitou na ocasião um telefonema que recebeu para pedir ajuda e contar o que estava acontecendo.

"Quando meu telefone tocou, eu nem esperei a pessoa do outro lado falar o que queria, contei tudo que estava acontecendo e ouvi a Anabel (outra missionária evangélica) falando para eu ficar calmo que ela iria ligar para o embaixador", descreveu.

O telefone que tinha tocado era o celular da irmã, Elisama, que tinha esquecido o aparelho em casa.

"O mais estranho de tudo é que a Elisama tinha esquecido o telefone em casa e a Anabel fez uma ligação errada para o telefone da Elisama, que por ela ter esquecido, estava comigo. Minutos depois, a Anabel me retornou falando que a embaixada não poderia me ajudar, pois não tinha mais policiamento na cidade, mas que se eu tivesse coragem de sair de dentro de casa, ela viria me buscar", contou Brito.


Fonte: Agência Lusa (São Paulo, SP)



Natal com Cristo: Ação Evangélica recebe apoio para evento


O presidente da Ação Evangélica Estadual, Pr. Abraão Izumi e o presidente da Ação em Campo Grande, Pr. Edson Dantas, estiveram reunidos nesta quinta feira com o deputado estadual Mauricio Picarelli, buscando apoio para a realização do Natal com Cristo 2006.


Na ocasião, o deputado se prontificou em apoiar as atividades e garantiu que estará acompanhando e prestando apoio para as realizações da Ação Evangélica. Durante a reunião, o Pr. Abraão agradeceu o apoio e incentivo do Picarelli, quando relatou algumas das realizações da Ação, a exemplo do Casamento Comunitário, Copa Ação em Ação, MS com Cristo, entre outras.

O presidente também enfatizou o apoio recebido do prefeito de Aquidauana, Felipe Orro e do deputado federal Vander Loubet.

Abraão informou ainda que na próxima semana, estará fechando a agenda de shows para o Natal com Cristo, que deverá ser realizado em várias cidades do Estado.


Fonte: Aquidauana News (Aquidauana, MS)

Versículo do Dia

"Esperei com paciência no Senhos, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor."

Salmos 40:1

Curiosidades Bíblicas

Onde se lê que a mágoa é melhor que o riso?

Eclesiastes 7:3.

Mensagem

A Perfeição de Deus


Chush é uma escola no Blooklyn, Nova Iorque que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem durante toda a vida escolar, enquanto outras podem ser encaminhadas a escolas comuns.

Em um jantar beneficente de Chush, o pai de uma criança fez um discurso que nunca mais seria esquecido pelos que ali estavam presentes. Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, perguntou ele:

"Onde está a perfeição em meu filho Shaya, se tudo o que DEUS faz, é feito com perfeição?" Mas meu filho não pode entender as coisas como outras crianças entendem. Meu filho não pode se lembrar de fatos e números como as outras crianças. Então onde está a perfeição de Deus?"

Todos ficaram chocados com a pergunta e com o sofrimento daquele pai.

Mas ele continuou: "Acredito que quando Deus traz uma criança especial ao mundo, a perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem diante desta criança."

Então ele contou a seguinte história sobre o seu filho Shaya:

"Uma tarde, Shaya e eu caminhávamos pelo parque onde alguns meninos que Shaya conhecia, estavam jogando beisebol. Shaya perguntou-me, você acha que eles me deixariam jogar? "

Eu sabia das limitações do meu filho e que a maioria dos meninos não o queriam no time. Mas entendi que se Shaya pudesse jogar com eles, isto lhe daria uma prazerosa sensação de participação.

Aproximei-me de um dos garotos no campo e perguntei se Shaya poderia jogar.

O menino deu uma olhada ao redor buscando a aprovação de seus companheiros de time. Mas, mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade e disse:

"Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo está na oitava. Acho que ele pode entrar em nosso time e tentaremos colocá-lo para bater até a nona rodada."

Fiquei admirado quando Shaya abriu um grande sorriso ao ouvir a resposta do menino. Pediram então que ele calçasse a luva e fosse para o campo jogar. No final da oitava rodada, o time de Shaya marcou alguns pontos, mas ainda perdia por três.

No final da nona rodada, o time de Shaya marcou novamente e agora com dois fora e as bases com potencial para a rodada decisiva, Shaya foi escalado para continuar.

O time deixaria Shaya de fato rebater nessa circunstância e jogar fora a chance de ganhar o jogo?

Surpreendentemente, foi dado o bastão a Shaya. Todo o mundo sabia que isto seria quase impossível, pois ele nem mesmo sabia segurar o bastão. Porém, quando Shaya tomou posição, o lançador se moveu alguns passos para arremessar a bola de maneira que Shaya pudesse ao menos rebatê-la.

Foi feito o primeiro arremesso e Shaya balançou desajeitadamente o bastão e perdeu o lance. Um dos companheiros do time de Shaya foi até ele e juntos seguraram o bastão e encararam o lançador. O lançador deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente para Shaya. Quando veio o lance, Shaya e o seu companheiro de time balançaram o bastão e, juntos, rebateram a lenta bola do lançador. O lançador apanhou a suave bola e poderia tê-la lançado facilmente ao primeiro homem da base, Shaya estaria fora e isso teria terminado o jogo.

Em vez disso, o lançador pegou a bola e lançou-a em uma curva, longa e alta para o campo, distante do alcance do primeiro homem da base. Então todo o mundo começou a gritar:

"- Shaya, corra para a primeira base. Corra para a primeira."


Nunca em sua vida ele tinha corrido... Mas saiu em disparada para a linha de base, com os olhos arregalados e bastante assustado.

Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita teve a posse da bola.

Ele poderia ter lançado a bola ao segundo homem da base, o que colocaria Shaya para fora, pois ele ainda estava correndo. Mas o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador e, assim, lançou a bola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem da base.

Todo mundo gritou:


"Corra para a segunda, Shaya, corra para a segunda base".

Shaya correu para a segunda base, enquanto os jogadores à frente dele circulavam deliberadamente para a base principal. Quando Shaya alcançou a segunda base, a curta parada adversária colocou-o na direção da terceira base e todos gritaram:


"Corra para a terceira".

Quando Shaya contornou a terceira base, os meninos de ambos os times correram atrás dele gritando:


"Shaya, corra para a base principal".

Shaya correu para a base principal, pôs os pés nela e todos os 18 meninos o ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse vencido o campeonato e ganho o jogo para o time deles.

"Naquele dia", disse o pai com lágrimas escorrendo pela face, "aqueles 18 meninos alcançaram a Perfeição de Deus. Eu nunca tinha visto um sorriso tão lindo no rosto do meu filho!"

O fato é verdadeiro e ao mesmo tempo nos causa tanta estranheza. Mas, tenhamos a certeza de que, se quisermos, poderemos transformar nossas vidas e fazer deste mundo um lugar bem melhor para todas as pessoas.

Não se preocupe em entender a vida. Viver ultrapassa todo o nosso entendimento.

Edificação

Nossos pensamentos


"Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos dos perversos, engano."

Provérbios 12:5

Nossa mente é uma mina de pensamentos. Pensamos o dia inteiro e a noite quando dormimos, pensamos através dos sonhos. É impossível o ser humano parar de pensar, só o fato de querer parar, de disciplinar a mente para esse fim, já é um pensamento.

Quando a Bíblia se refere ao coração, está falando de nossas emoções. Os nossos pensamentos afetam diretamente nossas emoções. Quando são bons nos animam, nos ajudam a sonhar coisas boas, mas quando nossos pensamentos se tornam ruins, nos desanimam e até podem tirar nossa vontade de viver e matar nossos sonhos. As pessoas cujo coração foi transformado pelo Espírito Santo, podem usufruir de sua ajuda para controlar seus pensamentos, passando a administrá-los e direcioná-los para coisas boas. É vontade de Deus que nossos pensamentos sejam bons, nos tornando pessoas mais parecidas com Cristo.

Quando estamos longe do Senhor e da sua vontade, nossos pensamentos se tornam maus e tentam nos destruir. Devemos orar e pedir a Deus que nos afaste do nosso inimigo, porque a nossa mente é o campo que ele mais atua em nossa vida. Colocando pensamentos pessimistas, destrutivos, influenciando a pensarmos que não somos nada, que Deus não nos quer mais, que Deus nos abandonou, que não nos perdoou, pensamentos contra nosso próximo, nos fazendo enxergar os defeitos de outras pessoas, contaminando assim nossa mente contra essa pessoa.

Quando nossa mente está envolvida com tramas, não conseguimos enxergar a realidade das circunstâncias, ficamos alienados, sofremos e muitas vezes fazemos outros sofrerem por causa do pensamento mal que acabou saindo por nossa boca. Devemos meditar sobre coisas boas e verdadeiras, puras e justas. O Senhor está atento às nossas atitudes, palavras e pensamentos.

Antes de pensarmos Ele já sabe, é onisciente. Nossos pensamentos maus podem nos afastar de Deus e entristecer o Espírito Santo. O Senhor, nosso Deus, tem bons pensamentos sobre nós, esse é nosso exemplo, essa deve ser uma de nossas metas, possuir pensamentos iguais aos do Senhor, ter uma mente igual a Sua.

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." Jr 29:11

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor." Is 55:8

Convido você a inundar sua mente com bons pensamentos. Examine seus pensamentos e veja se Cristo pensaria assim também.

"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra" Cl 3:2

Nossos pensamentos podem estar envolvidos com as circunstâncias de nossa vida, nos tornando pessimistas e nos fazendo sofrer, e até nos levando a esquecer que nosso Deus é maior que tudo e que todos.

"Mas o que sai da boca vem do coração. E é isso que contamina o homem." Mt 15:18

- Pensamentos bons nos fazem felizes, ativos e sonhadores.
- Pensamentos maus nos desanimam, entristecem e tiram à vontade de viver.

Podemos aprender a controlar nossos pensamentos, a discipliná-los. E se alguém ainda acredita que não consegue essa proeza, terá como ajudador o Espírito Santo, o próprio Espírito de Deus, nosso ajudador e consolador. Mas precisa querer e buscar. Redirecione seus pensamentos, pare de pensar nas coisas aqui da terra e pense nas do alto.


Fonte: Eduardo Cândido

Reflexões

Vinho Novo


“Disseram-lhe eles: Os discípulos de João jejuam freqüentemente e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem. Respondeu-lhes Jesus: Podeis, porventura, fazer jejuar os convidados às núpcias enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim hão de jejuar. Propôs-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho; do contrário, não somente rasgará o novo, mas também o pedaço do novo não condirá com o velho. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão; mas vinho novo deve ser deitado em odres novos. E ninguém, tendo bebido o velho, quer o novo; porque diz: O velho é bom.”
Lucas 5:33-39

O interesse de Deus naqueles dias assim como nos dias de hoje, não era que as pessoas simplesmente jejuassem e orassem, ou cumprissem quaisquer outros rituais, mas que a cada um reconhecesse que Jesus é o Senhor, o Messias, o Ungido de Deus, o Cordeiro Santo de Deus que tira o pecado do mundo, o Noivo. Infelizmente muitos daqueles que viviam na época de Jesus, não se renderam a Ele, apenas continuaram a cumprir seus ritos religiosos. Deus estava fazendo algo novo naqueles dias.

Jesus veio introduzir uma nova maneira de viver, que não combina com o legalismo religioso. A veste nova e o vinho novo se referem a esta nova vida que Jesus veio trazer. Imagine só, se você toma um pano novinho e costurá-lo como remendo para uma roupa velha. Com certeza o peso do pano novo rasgaria a roupa velha ainda mais, não é mesmo? Não daria certo.

Da mesma forma é a vida no Espírito. Ela não pode andar em conjunto com a vida na carne. Tem que ser tudo novo. Não é possível andar no Espírito e ao mesmo tempo satisfazer a nossa própria vontade (Gálatas 5:16), sabor do vinho já envelhecido.

Assim, a vida no Espírito, pode nos levar a fazer e viver coisas com as quais não estamos acostumados.

Foi um escândalo para os judeus religiosos, quando Jesus entrou no templo e começou a “virar as mesas” dos que vendiam; foi um escândalo para os judeus, ver Jesus“violando” o sábado para curar um homem com a mão ressequida; foi um escândalo quando Jesus tocou o leproso, conversou com a prostituta, tocou caixão de um morto, e quando Ele andou com os pecadores.

Todas essas coisase outras que Jesus fez, eram consideradas escândalo, falta de reverência deacordo com os religiosos. Mas Jesus não estava interessado na justiça dos homens, Ele estava interessado em fazer a vontade do Pai, seguindo oEspírito Santo. Jesus disse a Nicodemos em João 3:8 – “ O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Para ser guiado pelo Espírito Santo é preciso ser livre de toda e qualquer amarra e preconceitos. É preciso estar disposto a perder a sua própria vida e reputação.

Jesus disse que o vinho novo (vida no Espírito) só pode ser colocado dentro de odre novo. O odre era um recipiente feito com a pele de animais, dentro do qual se colocava o vinho, para que ele fermentasse. O vinho quando é novo passa por um processo de fermentação e começa a se expandir, ou seja, crescer em volume. O o dre novo é capaz de se esticar, se expandir junto como vinho, ele é maleável. Mas se o vinho novo for colocado dentro de um odre que já foi usado anteriormente, ou seja, que já tenha sido esticado até o seu limite máximo, o odre se rasgará.

Para viver a vida de Jesus, sendo guiado pelo Espírito de Deus, é necessário ser maleável à vontade de Deus, é necessário estar disposto a ultrapassar as barreiras da religiosidade, do legalismo, daquilo que pensamos com nossa mente carnal e limitada. É necessário estar disposto a abrir mão de seus próprios interesses por amor à Cristo.

Precisamos ser como odres novos, para o espírito santo fazer em nós e através de nós o que for a sua vontade.


Fonte: Nívea Soares