28 dezembro 2006

Versículo do Dia

"Faze-me, Senhor, conhecer os Teus caminhos, ensina-me as Tuas veredas. Guia-me na Tua verdade e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação, em quem espero todo o dia."


Salmos 25:4-5

Curiosidades Bíblicas

Por meio de quem Pedro enviou sua primeira carta às igrejas cristãs?


Através de Silvano
I Pedro 5:12

Mensagem

Com o Tempo...


Você aprende que estar com alguém só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado;

Você se dará conta que casar só porque "está sozinho(a)", é uma clara indicação de que o seu matrimônio será um fracasso;

Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja;

Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a), com certeza, uma hora você vai desejar não volta vê-la;

Você se dará conta de que os amigos verdadeiros valem mais do que qualquer montante de dinheiro;

Você entende que os verdadeiros amigos se contam nos dedos, e que aquele que não luta para os ter, mais cedo ou mais tarde, se verá rodeado unicamente de amizades falsas...;

Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva, podem continuar a magoar a quem você disse, durante toda a vida...;

Você aprende que desculpar, todos o fazem, mas perdoar, só as almas grandes o conseguem;

Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente, a amizade jamais será a mesma;

Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa, é irrepetível;

Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados;

Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para fazer planos;

Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava;

Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante;

Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama, dizer que sente falta, dizer que precisa, dizer que quer ser amigo, junto de um caixão, deixa de fazer sentido...;

Por isso, recorde sempre, estas palavras:"O homem torna-se velho muito rápido e sábio demasiado tarde".

Exatamente quando: "já não há tempo"

Olhe para Deus!

Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina.

Sinta esse Deus que olha por você em todos os dias da sua vida!

Reflexões

Qual Dever Ser a Nossa Prioridade Diária?


"De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando".
(Salmos 5:3)


Chegamos ao fim de mais um mês e gostaria de meditar nesse tema com você: Qual deve ser a nossa prioridade diária? Será o trabalho? A vida acadêmica? A nossa prioridade diária deve ser estar com Deus. Isto deve acontecer todos os dias, este encontro não precisa durar o dia todo, mas a maior desculpa que damos é que, em meio à correria, não nos sobra tempo para isto. Portanto, o melhor remédio é fazer de seu período devocional com Deus a primeira atividade do dia. Se você o faz antes das outras coisas, não corre o risco de acabar ficando sem fazer.

O que fazemos quando nos encontramos financeiramente “apertados”, e temos várias contas a pagar, sabendo que talvez naquele dia ou semana não haja recursos suficientes para pagar tudo? A maioria de nós tem experiência nisto. Começamos pagando as contas mais importantes, as prioritárias. E o resto ajusta-se depois. Se conseguirmos transferir a mesma mentalidade e raciocínio para a prática do devocional, tudo será diferente. Estar com Deus é a conta prioritária a ser paga a cada dia, portanto, devemos começar por ela, e o resto vai ajustando-se como der!
Quando os israelitas estavam na peregrinação pelo deserto Deus enviou para eles o maná, uma comida vinda diretamente do céu, mas havia uma peculiaridade para se colher o maná. Se ele não fosse colhido logo cedo, se derretia com o Sol. Em outras palavras, ou a pessoa começava seu dia com aquela atividade prioritária, ou acabava ficando sem ele. Com nosso devocional não deve ser diferente. Jesus nos deixou o exemplo:

"De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava (Jesus)". Marcos 1:35


De modo semelhante ao ato dos israelitas de colher o maná antes do sol se levantar, Jesus muitas vezes saía cedo de casa a fim de estar a sós com o Pai Celeste. Aqui ainda vemos outro princípio importante para nosso devocional. O texto diz que Cristo “foi a um lugar deserto”, o que fala da importância de estarmos a sós com Deus neste momento. Estou convicta de que não há hora melhor para se ter o devocional do que ao amanhecer do dia.

A oração sempre será algo abençoador, mas quando Deus dá ênfase ao fato de buscá-Lo logo de manhã, está valorizando aqueles que decidiram estar com Ele como a sua prioridade do dia. Buscar ao Senhor no início do dia é honrá-Lo como o que de mais importante temos. E Deus está realmente interessado nisto!

Se dermos esta liberdade ao Senhor, priorizando o tempo com Ele, certamente perceberemos que o maior interesse neste tempo de qualidade ao início do dia, é do próprio Deus. Isaías afirmou que o Senhor o despertava para ter este tempo de comunhão. Para Moisés, Deus também fez este tipo de convite: "Subas pela manhã e põe-te diante de mim no cume do monte" (Êx 34;2). Qual era a importância de subir ao monte pela manhã? A única que temos enxergado em cada versículo até agora: dar ao Senhor as primícias do dia.

Além de saber que devemos ter nosso período devocional diário (e matinal) com Deus, e conhecer algumas das práticas indispensáveis a este momento, penso que devemos também compreender a quietude e privacidade que devem estar presentes neste momento. Acredito que há algo poderoso na oração coletiva, e devemos aprender a orar com outros cristãos, bem como com a Igreja toda reunida. Mas a força do período devocional com Deus reside no princípio de estar a sós com Deus. Isto não só nos ajuda a cultivar a intimidade com o Senhor, como também é um mandamento de Cristo:

"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada à porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará". Mateus 6:6

Estar à portas fechadas com Deus, é uma necessidade de cada um de nós. Ali não só pedimos, mas adoramos e nos rendemos com total liberdade de rasgar o coração. Assim como um casal tem seus momentos de privacidade longe da vista de todos, penso que devemos cultivar momentos de comunhão com o Noivo que também sejam marcados pela privacidade.
Se você não tem meios de se trancar, pelo menos procure se afastar das demais pessoas para ter este momento. Certamente esta prática diária te levará a um novo nível de relacionamento com Deus!

Muitos perguntam como podem conduzir seu tempo devocional. Isto é algo pessoal, e acima de tudo, devemos ser sensíveis ao Espírito Santo. Mas há algumas coisas que precisam estar presentes neste momento, e queremos dar algumas sugestões quanto a estas práticas indispensáveis para o momento devocional. São elas: a meditação bíblica, a oração e a adoração.

Se você não tinha essa prática em sua vida, passe a ter e comece a observar se o seu dia não se transforma quando você reserva o primeiro instante do seu dia para Deus.



Fonte: Eduardo Cândido

Notícias

Igreja metodista de Chicago teme prisão de refugiada


A mexicana Elvira Arellano alega não querer se separar de seu filho de oito anos.

Integrantes de uma igreja metodista temem que as autoridades federais americanas invadam o edifício e prendam a imigrante ilegal mexicana que está refugiada no local. A igreja Metodista Unida Adalberto dá abrigo a Elvira Arellano e a seu filho de oito anos, Saúl, desde agosto.

Arellano buscou refúgio depois que as autoridades ordenaram sua deportação. A mexicana alega não querer se separar de seu filho, que é cidadão americano.

O reverendo Walter Coleman disse que moradores da comunidade avisaram que viram policiais federais tirando fotografias do templo na noite de terça-feira.

Mark Gregoline, subchefe da polícia federal do norte de Illinois, afirmou na quarta-feira que seu departamento não é o responsável pelo caso.

Os integrantes da igreja fecharam as portas do templo as cobriram com grossas cortinas. Eles informaram que voltarão a vigiar o local durante todo o dia.

Os integrantes da igreja consideram que a recente prisão do imigrante Martín Barrios e a publicação de sua imagem pelo jornal Chicago Sun-Times provocaram um maior temor a Arellano.

"Levar a cabo essas prisões nesta época santa, separar famílias que não têm antecedentes criminais, que são trabalhadoras e contribuintes e cujos filhos são cidadãos americanos são fatos inexplicáveis para mim", disse Coleman.

O reverendo disse que os membros da igreja não oferecerão resistência caso ocorra a prisão de Arellano."Vamos orar, é a única arma que temos", informou.


Fonte: O Estadão (São Paulo, SP)

Edificação

A alegria vem de manhã


“Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.”
(João 16:22)

A vida é engraçada em alguns momentos, triste em outros, dura em mais alguns, amorosa em vários outros, enfim, ela nos leva a vivenciar milhares de diferentes momentos e, assim, experimentamos milhares de novas sensações.

Uma sensação que tem afetado muito o dia-a-dia das pessoas é a tristeza por perdas; perdas em geral. Em certos momentos como, por exemplo, quando perdemos um ente querido, perdemos um emprego desejado, não passamos na prova do vestibular, terminamos um relacionamento, ou outra situação contrária ao nosso desejo ficamos realmente entristecidos.

O ser humano já está sensível em decorrência da competitividade, da falta de amor, da falta de carinho e de afeto que a sociedade impõe hoje. E qualquer perda é um agravante para que essa sensibilidade aflore e algumas pessoas entrem em depressão, ou sejam tomadas por uma tristeza profunda.

Entretanto, existe alguém capaz de sarar nossa alma, de curar nossas feridas e quando estamos caminhando ao lado dele temos o discernimento de sermos mais que vencedores. O nome dele é Jesus!

Por toda a Bíblia podemos encontrar diversas situações e diversas pessoas que sofreram e vivenciaram as piores aflições que um ser humano pode passar, mas sempre houve um livramento. E no livro de Salmos, capítulo 116, versículo 8, você pode ler o seguinte: “Pois livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés de tropeçar.”

É esse o único Deus capaz de trazer à existência as coisas inexistentes, só ele é capaz de transformar uma vida e fazer essa pessoa mais do que vencedora. Por isso, as pessoas precisam parar de viver a dar lugar apenas aos problemas. Todos precisam ter uma coisa chamada confiança. Confiar é, segundo o Dicionário Aurélio, ter fé! E a fé é, ainda segundo o Aurélio, uma adesão pessoal a Deus, seus desígnios e suas manifestações.

Então, pelo conhecimento de que a fé é o que nos move aos lugares mais altos, podemos transformar qualquer perda em uma conquista; qualquer tristeza em alegria; qualquer aparente derrota em uma grande vitória, desde que queiramos realmente que isso aconteça e depositemos nossa confiança em Jesus Cristo.


Fonte: Breno Amaral