29 dezembro 2006

Versículo do Dia

"O Senhor dá a luz do Sol, para o dia; a Lua e as estrelas, para iluminar a noite. Agita o mar e fá-lo rugir; o seu nome é Senhor todo-poderoso."


Jeremias 31:35

Curiosidades Bíblicas

Quem escreveu que "para Deus um dia é como mil anos e mil anos, como um dia"?


Pedro
II Pedro 3:8

Mensagem

Desejos para o Ano Novo


Um jornal perguntou aos leitores o que eles desejavam para o novo ano. As respostas mostram o que se passa no coração das pessoas e o que é importante para elas:

– Desejo principalmente que eu tenha saúde e que possa viver sem preocupações e surpresas desagradáveis no novo ano.

– Por ter muito trabalho, eu gostaria que houvesse mais tempo para fazer tudo aquilo que acaba sendo deixado de lado.

– Desejo que, apesar de estar completando 50 anos, eu ainda tenha forças para começar coisas novas. Eu gostaria de iniciar uma empresa própria, para não ser mais empregado. Também desejo muitos dias bonitos para ir à praia e ter bons momentos de lazer.

– As pessoas deveriam ser mais abertas e preocupadas com o próximo. Há muitas situações em que, pelo excesso de atividades, não tomamos tempo para uma conversa ou para ouvir alguém. Desejo mais compreensão e que possa continuar a gozar a vida.

– Para mim importa somente o bem-estar da minha família.

– Espero que não haja guerras e conflitos. Quero também tirar umas férias realmente gostosas.

– Desejo sucesso financeiro, sorte no amor e êxito nos estudos. Eu também gostaria que houvesse mais alegria neste mundo.

– Saúde, paz e harmonia na família são as coisas mais importantes para mim. Estou preocupada com o meio ambiente e gostaria que ele fosse mais preservado. Colaboro na igreja e tento ser uma boa influência. Meu sonho? Uma casinha de campo.

– Desejo que o novo ano seja melhor que o velho, principalmente para os jovens que não encontram emprego, e que acabe a criminalidade.

Nenhuma das pessoas fez referência ao sentido da vida ou a Deus, o Criador. Parece que ninguém se importa realmente com a salvação e com aquilo que a Bíblia ensina.

Os desejos são todos terrenos e não levam em consideração a vida futura e a eternidade. As pessoas parecem não perceber como é importante estar reconciliado com Deus.

Todos querem viver bem e esperam que o mundo melhore, mas não levam em consideração o maior mandamento: "Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.37-39).

Assim compreendemos as palavras do pregador Salomão: "Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" (Ec 2.11).

No final deste novo ano, muitos reconhecerão que nada melhorou, pelo contrário, que as coisas pioraram. E então as pessoas estabelecem novos propósitos, que normalmente também não são cumpridos. Como estava certo o salmista ao dizer: "Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos" (Sl 90.10).

Isso só muda se buscarmos a Deus e ao Seu amor. O Salmo 22 é o "salmo da crucificação", que nos fala da redenção do mundo através de Jesus Cristo. Ele começa com as conhecidas palavras que nosso Senhor pronunciou na cruz: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (v. 1).

Adiante, em virtude da obra consumada por Jesus na cruz do Calvário, lemos no versículo 26: "Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o Senhor os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração." A busca do Senhor é o mais importante na vida.

Procure-O agora mesmo, e comece o novo ano com novas perspectivas!


Fonte: Norbert Lieth

Reflexões

É possível servir a a lei de Deus e a lei do pecado?


“Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que Eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do Pecado”
Romanos 7:25


Este texto causa inúmeras discussões acerca do que o apóstolo realmente estava falando: Paulo servia à lei de Deus com o entendimento e com a carne a lei do pecado? Seria isto possível?

Diante de um versículo com contradição aparente surgem explicações mil.

Uma das explicações é que o homem regenerado possui duas naturezas: uma carnal e outra espiritual, e que estas naturezas estão em luta constante. Seria esta teoria verdadeira? O exemplo dos dois cachorros é aceitável para explicar este versículo?

O correto é deixarmos a bíblia falar por si só e este é o nosso objetivo neste site.

Paulo estaria informando aos cristãos que ele era escravo da lei de Deus no entendimento e na carne escravo da lei do pecado? Paulo estava falando do seu presente ou do seu passado?

Como conciliar este versículo com os versículos seguintes: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais o pecado” (Romanos 6:6)


Que conhecimento! Que alegria saber que o velho homem foi crucificado com Cristo! E o objetivo do velho homem ter sido martirizado é para que não sirvamos mais ao pecado! Em Cristo Jesus o corpo do pecado foi desfeito.

Logo adiante Paulo assevera: “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” (6:12)


A palavra considerar aqui não é somente fazer de conta. Antes os cristãos deveriam tomar como certa a sua morte em Cristo, tanto que fomos sepultados e ressurgimos com Ele

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (6:14). Será que Paulo apregoou que estávamos livres do pecado, mas ainda poderíamos estar servindo a ele por meio da carne?

Não! Visto que o apostolo diz: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” (8:7)


Se não é possível servir a Deus segundo a carne, o que Paulo realmente diz em Romanos 7:25?

Voltemos ao versículo: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor”

Devemos observar o contexto do versículo: Agradecimento! Se Paulo esta agradecendo, é por que já alcançou as dádivas de Deus. Paulo demonstra que o Senhor de sua vida é Cristo Jesus, o que nos remete a segunda parte do versículo.

“Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus”

Temos que observar estes três aspectos: eu mesmo, servir com entendimento e servir a lei de Deus:

Eu mesmo – Quando Paulo diz algo sobre a sua pessoa, ele enfatiza o fato com o peculiar “EU MESMO”: “Porque, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejas, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este agravo” (II Coríntios 12:13). “Mas confio no Senhor que também eu mesmo em breve irei ter convosco”. Paulo não está falando figuradamente (em alguns textos Paulo usa a sua pessoa figuradamente (Romanos 7), mas da sua própria pessoa;

Entendimento – Paulo demonstra que os Judeus possuíam zelo de Deus, mas este zelo não era com entendimento. Por que não serviam com entendimento? Pois queriam servir a Deus por meio da lei de Moisés, e não por meio do evangelho (10:2);

A lei de Deus – Paulo demonstra que por meio do entendimento ele serve a lei de Deus; qual lei de Deus? A de Moisés? Não! Ele se refere a lei de Deus em Cristo “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Galátas 6:2)

Resta a última parte do versículo: “...mas com a carne à lei do Pecado” (7:25)

Temos outros três elementos declarados: ‘mas’, ‘a carne’ e ‘lei do pecado’, e a supressão do verbo servir, que pertence a frase anterior e que inferimos na frase seguinte:

mas – conjunção adversativa que introduz uma idéia contrária a anterior; se Paulo estivesse argumentando que com o entendimento serve a lei de Deus e que também estava servindo com a carne a lei do pecado, a conjunção seria ‘e’ ou 'mas também'.

a carne – a carne refere-se a velha natureza; aqui especificamente o apóstolo está falando sobre o velho homem que teve origem em Adão e que passou a todos os homens;

Qual é a lei do pecado? É dar fruto para morte; acaba gerando toda sorte de concupiscência (7:8)

É certo que Paulo não escreveu que Ele estava produzindo frutos para a morte. O que disse Paulo, então? “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que Eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do Pecado” (7:25)


Por uma questão de estilo na escrita o apóstolo Paulo procurou demonstrar que por ele estar em Cristo, agora estava servindo a lei de Deus, mas se procurasse servir com a carne, da mesma forma que os judaizantes, estaria servindo ao pecado.

Neste versículo Paulo nos demonstra que se ele estivesse servindo a Deus sem entendimento, estaria na mesma condição que os seus compatriotas (10:2), servindo a Deus por meio da velha natureza (carne) e por conseqüência servindo ao pecado.

O que demonstra que não há contradição entre o que Paulo disse em Romanos 7:25 e 6:12.



“Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que Eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do Pecado” (7:25)

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais o pecado” (6:6)

"Mas" é uma conjunção adversativa que indica contrariedade na argumentação. O apóstolo não disse: mas também. Se Paulo estivesse servindo a lei de Deus e a lei do pecado, haveria um conectivo 'e' indicando que havia uma complementação entre o primeira e a segunda oração.

Conjunção: é a palavra invariável usada para ligar duas orações ou termos semelhantes; Quando a conjunção está ligando duas ou mais orações, podemos perceber situações distintas.

Observando a oração construída por Paulo temos uma oração coordenada sindética adversativa, que geralmente ocorre quando se quer exprimir um contraste, oposição ou compensação em relação à anterior.

Paulo para não repetir parte da frase 'sirvo a lei de Deus', utiliza a conjunção adversativa 'mas' que remete a uma possibilidade, ou seja: mas com a carne (sirvo) a lei do pecado.

Paulo não mais servia a lei do pecado visto que ele já havia crucificado a carne com as suas concupiscências, sepultado e ressurgido um novo homem. Da mesma maneira ele demonstra que a circuncisão de Cristo é o despojar do corpo da carne, e não só o prepúcio da circuncisão de Moisés.

Observe que por uma necessidade de escrita e estilo, Paulo suprimiu na segunda parte do versículo o verbo servir; em decorrência de ele ter suprimido o verbo, ocorre a supressão da partícula 'se': mas se com a carne sirvo à lei do pecado.

Este estilo de escrita podemos perceber também no evangelho de João: "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus" (João 1:13).

“Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que Eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do Pecado” (Romanos 7:25)

Vontade: esta palavra é suprimida na segunda parte do versículo, da mesma forma que a palavra 'sirvo'. Para entendermos a argumentação faz-se necessário considerar estas duas palavras:

de Deus: o nascer da vontade de Deus nada tem a ver com o nascer do sangue, do varão ou da carne. da mesma forma servir a lei do pecado por meio da carne nada tem a ver com servir a lei de Deus com o entendimento.

mas: nos dois versículos a conjunção 'mas' remete a uma idéia de contraste ou oposição a frase anterior. Se em Adão nascemos da vontade da carne, do sangue e da vontade do varão, em Cristo Jesus nascemos da vontade de Deus.

Há sim conflitos no homem regenerado, mas este conflito é meramente humano; tal conflito não diz de um luta interior entre o novo homem e o pecado, visto que só Cristo pode vencer o pecado e a morte.

Se vencemos, é porque estamos em Cristo!

Após a conversão o homem continua com conflitos e medos decorrente da vivencia do dia a dia, mas com relação ao mundo vindouro, o Cristão está em Paz, visto que tem paz com Deus e consigo mesmo: está descansado em Cristo.

Diante desta exposição pergunto: É certo considerar que há uma luta entre a carne e o Espírito? (Galátas 5:17);



Fonte: Claudio Crispim

Edificação

Deus é o nosso Refúgio


"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia"
(Salmos 46:1)

Como reagimos quando a nossa vida de repente se torna um pesadelo? O que fazemos, quando outras pessoas nos ameaçam, ou quando outras pessoas tentam destruir-nos? Como é a nossa reação quando enfrentamos os maus olhares dos nossos inimigos? O que fazemos quando outros falam mal de nós, fazendo reportagens maliciosas? O que fazemos, quando perdemos família, bens e prazer? O que fazemos quando há muitos problemas e faltam soluções? Quem nos ajudará na hora da angústia? Os homens? Olhem! De modo geral os homens somente estão quando há festa. Quando alguém gasta dinheiro, oferecendo bebida e comida, a casa está cheia. Quando há bolo, todos chegam para comer um pedaço. Mas cadê todos aqueles amigos na hora da angústia? Não dá para depositar a nossa confiança nas pessoas. Na hora do desastre, todos correm. Então, o que fazer na hora da angústia?

Correr? Recuar? Perder a cabeça e ficar revoltado? Não é isso que a bíblia nos ensina, ela diz que devemos Clamar ao Senhor nosso Deus. Temos que clamar ao Senhor mostrando fé, não apenas na época da prosperidade, mas também em épocas de adversidades. Ser cristão na hora de receber bênçãos e privilégios é fácil. Estar na igreja e ter ao mesmo tempo uma melhora de vida é fácil. Mas como é que nós reagimos na hora da angústia? O que fazemos, enfrentando problemas gigantescos? O que fazemos quando os nossos inimigos são mais poderosos e mais numerosos do que nós? Clamamos ao Senhor? Deus espera isso de nós. Muitas vezes ele permite que passemos por situações difíceis para que a nossa fé nEle possa crescer. Agora o que não podemos ter é dúvida de que Deus sempre está presente com sua força poderosa em nossas vidas. Nosso Deus, pela sua mão, sustenta e governa todas as criaturas. Deus quer que os nossos inimigos vejam a nossa fé em ação para que possam crer que Ele é maior do que qualquer problema ou dificuldade.

Não pensem que apenas o bem vem de Deus, e que o resto, as dificuldades, vem do diabo. Não é tão simples. Tudo, tudo mesmo, nos sobrevém pela mão de Deus. "Ervas e plantas, chuva e seca, anos frutíferos e infrutíferos, comida e bebida, saúde e doença, riqueza e pobreza, e todas as coisas não nos sobrevêm por acaso, mas de sua mão paternal". Também paz e guerra, amizade e inimizade nos sobrevêm pela mão do nosso Deus. "Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu o SENHOR, faço todas estas coisas" (Isaías 45:7). É isto que devemos lembrar, principalmente nos momentos mais difíceis da nossa vida, aconteça o que acontecer Deus sempre está perto, acompanhando seus filhos queridos, querendo ver o que há em seus corações, e também querendo ajudá-los a sair da miséria. Não devemos seguir o exemplo daqueles "cristãos", que estão na igreja por motivos interesseiros ou para receber bênçãos materiais, pois esses viram as costas assim que surgem dificuldades em sua vida.

“Temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal"? É isto? Tudo, tudo mesmo vem de Deus. Se os inimigos nos cercarem, eles estão lá porque Deus os chamou. Se alguém fica doente, ele fica doente porque Deus permitiu. O nosso Deus é soberano. Ele não deve explicações a ninguém e tudo está na sua mão.

Por isso devemos sempre buscar a Deus, independente das circunstâncias. Devemos sempre confiar somente em nosso Deus. Devemos buscar a Deus, também na hora da angústia, na hora da perseguição, e na hora do desânimo. O nosso Deus é forte e poderoso. Não há outro igual. O nosso Deus cria todas as coisas. Ele tem condições de te socorrer em qualquer batalha e de inverter qualquer quadro. É esta fé em Deus que precisamos para superar todas as dificuldades e as angústias mais profundas. Esta mesma fé em nosso Deus nos fortalece para que possamos suportar tudo. Esta mesma fé nos fortalece e nos edifica, para que jamais andemos com o semblante caído. "Os que confiam no SENHOR são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre" (Salmo 125). Certamente devemos também usar a nossa cabeça e procurar tomar decisões sábias. Certamente devemos nos prevenir contra possíveis problemas, e tomar uma atitude de responsabilidade. Devemos estar preparados para problemas que possam surgir. Não devemos deixar de vacinar os nossos filhos. Não devemos gastar mais do que temos. Não devemos colocar a nossa vida ou a nossa saúde desnecessariamente em perigo. Cabe a nós tomarmos uma atitude de responsabilidade. Mas acima de tudo, temos que confiar em nosso Deus. Ele criou os céus e a terra, o mar e tudo que nele há. Será que ele, que se tornou o nosso Pai por Cristo Jesus, não pode socorrer-nos na hora da angústia?

Aqueles que buscam primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, não serão envergonhados, nem decepcionados. Todas as coisas lhes serão acrescentadas. Vamos então confiar no SENHOR. Nenhum ser humano, nenhuma criatura pode fazer coisa alguma contra a vontade de nosso Deus. Mesmo perdendo tudo, família, bens, prazer se tudo se acabar, e a morte nos chegar, com ele reinaremos. Vamos ser corajosos e fortes! Vamos ser fiéis no serviço do nosso Senhor. Os homens podem muito, mas se Deus está conosco, eles não podem nada. Esta certeza, esta segurança, é dos filhos de Deus. Então, não vivam com medo de nada ou ninguém. Vocês herdarão a vida eterna que Cristo conquistou por nós, quando venceu o pecado e a morte. Vamos ter esta fé. Assim dá para nós suportarmos todos os males, todos os problemas, e todas as angústias, por mais difícil que seja. "SENHOR, nosso fiel Deus e Pai em Cristo, além de ti não há quem possa nos socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos". Amém.

Tenha um lindo e abençoado dia e creia, pois tudo o que está acontecendo em sua vida vai passar, porque tudo na vida passa, somente as palavras de Deus nunca passarão.


Fonte: Eduardo Cândido

Notícias

Ben Affleck e Jennifer Garner batizam a filha em igreja metodista


A pequena Violet Ann Affleck, filha de Ben Affleck e Jennifer Garner, foi batizada, em uma discreta cerimônia na Christ Church United Methodist, em Charleston (EUA), no dia de Natal, segundo informações da revista People.

Os atores escolheram a igreja metodista por ser esta a crença seguida por boa parte da família de Jennifer. A opção pelo dia de Natal também tem explicação: Alex, primo de Violet, foi batizado na mesma data.

A presença de Ben e Jennifer no local não causou alvoroço.

"- Se os presentes se surpreenderam com a visita das estrelas do cinema, não demonstraram, disse o pastor Randy Flanagan à Associated Press."

Violet completou um ano no dia 1 de dezembro.


Fonte: Radio Grande FM (Dourados, MS)





Evangélicos de Sinop farão a 'Festa da Gratidão'


Agradecer a Deus por todas as conquistas alcançadas no ano de 2006. Será assim que membros da comunidade evangélica de Sinop adentrarão no ano de 2007. As Assembléias de Deus do Ministério de Madureira realizarão na noite do dia 31 a "Festa da Gratidão", para agradecer a Deus por todos os benefícios.Serão exibidos clipes de músicas Gospel, e haverá participação dos grupos de louvor das Igrejas. Os pastores ministrarão sobre o balanço espiritual de 2006, levando aos presentes a uma reflexão sobre os resultados de suas atitudes cotidianas na vida cristã.

Para o pastor Jedeías Soares de Souza, líder da regional e pastor da Igreja do Jardim Jacarandás, "devemos ser gratos a Deus porque já somos diante Dele eternos endividados. Temos que excluir de nós o vício de somente reclamar e pedir. Esse vício foi a síndrome do povo judeu durante a peregrinação no deserto. Deus fazia milagres todos os dias mas eles ao invés de reconhecer e agradecer, preferiam reclamar e pedir. Esse mesmo mal chamado ingratidãõ, que comprovadamente adoece, entristece e gera depressão nas pessoas e muito entristece a Deus tem se espalhado em pleno século XXI, pois o ser humano , de modo geral, somente reclama e pede”, explicou.

A festa será nas igrejas Assembléias de Deus do Jardim Jacarandás, Jardim Novo Estado, Jardim Imperial e Alto da Glória a partir das 19:00h.


Fonte: Só Notícias (Sinop, MT)