29 dezembro 2006

Edificação

Deus é o nosso Refúgio


"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia"
(Salmos 46:1)

Como reagimos quando a nossa vida de repente se torna um pesadelo? O que fazemos, quando outras pessoas nos ameaçam, ou quando outras pessoas tentam destruir-nos? Como é a nossa reação quando enfrentamos os maus olhares dos nossos inimigos? O que fazemos quando outros falam mal de nós, fazendo reportagens maliciosas? O que fazemos, quando perdemos família, bens e prazer? O que fazemos quando há muitos problemas e faltam soluções? Quem nos ajudará na hora da angústia? Os homens? Olhem! De modo geral os homens somente estão quando há festa. Quando alguém gasta dinheiro, oferecendo bebida e comida, a casa está cheia. Quando há bolo, todos chegam para comer um pedaço. Mas cadê todos aqueles amigos na hora da angústia? Não dá para depositar a nossa confiança nas pessoas. Na hora do desastre, todos correm. Então, o que fazer na hora da angústia?

Correr? Recuar? Perder a cabeça e ficar revoltado? Não é isso que a bíblia nos ensina, ela diz que devemos Clamar ao Senhor nosso Deus. Temos que clamar ao Senhor mostrando fé, não apenas na época da prosperidade, mas também em épocas de adversidades. Ser cristão na hora de receber bênçãos e privilégios é fácil. Estar na igreja e ter ao mesmo tempo uma melhora de vida é fácil. Mas como é que nós reagimos na hora da angústia? O que fazemos, enfrentando problemas gigantescos? O que fazemos quando os nossos inimigos são mais poderosos e mais numerosos do que nós? Clamamos ao Senhor? Deus espera isso de nós. Muitas vezes ele permite que passemos por situações difíceis para que a nossa fé nEle possa crescer. Agora o que não podemos ter é dúvida de que Deus sempre está presente com sua força poderosa em nossas vidas. Nosso Deus, pela sua mão, sustenta e governa todas as criaturas. Deus quer que os nossos inimigos vejam a nossa fé em ação para que possam crer que Ele é maior do que qualquer problema ou dificuldade.

Não pensem que apenas o bem vem de Deus, e que o resto, as dificuldades, vem do diabo. Não é tão simples. Tudo, tudo mesmo, nos sobrevém pela mão de Deus. "Ervas e plantas, chuva e seca, anos frutíferos e infrutíferos, comida e bebida, saúde e doença, riqueza e pobreza, e todas as coisas não nos sobrevêm por acaso, mas de sua mão paternal". Também paz e guerra, amizade e inimizade nos sobrevêm pela mão do nosso Deus. "Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu o SENHOR, faço todas estas coisas" (Isaías 45:7). É isto que devemos lembrar, principalmente nos momentos mais difíceis da nossa vida, aconteça o que acontecer Deus sempre está perto, acompanhando seus filhos queridos, querendo ver o que há em seus corações, e também querendo ajudá-los a sair da miséria. Não devemos seguir o exemplo daqueles "cristãos", que estão na igreja por motivos interesseiros ou para receber bênçãos materiais, pois esses viram as costas assim que surgem dificuldades em sua vida.

“Temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal"? É isto? Tudo, tudo mesmo vem de Deus. Se os inimigos nos cercarem, eles estão lá porque Deus os chamou. Se alguém fica doente, ele fica doente porque Deus permitiu. O nosso Deus é soberano. Ele não deve explicações a ninguém e tudo está na sua mão.

Por isso devemos sempre buscar a Deus, independente das circunstâncias. Devemos sempre confiar somente em nosso Deus. Devemos buscar a Deus, também na hora da angústia, na hora da perseguição, e na hora do desânimo. O nosso Deus é forte e poderoso. Não há outro igual. O nosso Deus cria todas as coisas. Ele tem condições de te socorrer em qualquer batalha e de inverter qualquer quadro. É esta fé em Deus que precisamos para superar todas as dificuldades e as angústias mais profundas. Esta mesma fé em nosso Deus nos fortalece para que possamos suportar tudo. Esta mesma fé nos fortalece e nos edifica, para que jamais andemos com o semblante caído. "Os que confiam no SENHOR são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre" (Salmo 125). Certamente devemos também usar a nossa cabeça e procurar tomar decisões sábias. Certamente devemos nos prevenir contra possíveis problemas, e tomar uma atitude de responsabilidade. Devemos estar preparados para problemas que possam surgir. Não devemos deixar de vacinar os nossos filhos. Não devemos gastar mais do que temos. Não devemos colocar a nossa vida ou a nossa saúde desnecessariamente em perigo. Cabe a nós tomarmos uma atitude de responsabilidade. Mas acima de tudo, temos que confiar em nosso Deus. Ele criou os céus e a terra, o mar e tudo que nele há. Será que ele, que se tornou o nosso Pai por Cristo Jesus, não pode socorrer-nos na hora da angústia?

Aqueles que buscam primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, não serão envergonhados, nem decepcionados. Todas as coisas lhes serão acrescentadas. Vamos então confiar no SENHOR. Nenhum ser humano, nenhuma criatura pode fazer coisa alguma contra a vontade de nosso Deus. Mesmo perdendo tudo, família, bens, prazer se tudo se acabar, e a morte nos chegar, com ele reinaremos. Vamos ser corajosos e fortes! Vamos ser fiéis no serviço do nosso Senhor. Os homens podem muito, mas se Deus está conosco, eles não podem nada. Esta certeza, esta segurança, é dos filhos de Deus. Então, não vivam com medo de nada ou ninguém. Vocês herdarão a vida eterna que Cristo conquistou por nós, quando venceu o pecado e a morte. Vamos ter esta fé. Assim dá para nós suportarmos todos os males, todos os problemas, e todas as angústias, por mais difícil que seja. "SENHOR, nosso fiel Deus e Pai em Cristo, além de ti não há quem possa nos socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos". Amém.

Tenha um lindo e abençoado dia e creia, pois tudo o que está acontecendo em sua vida vai passar, porque tudo na vida passa, somente as palavras de Deus nunca passarão.


Fonte: Eduardo Cândido

Nenhum comentário: