05 dezembro 2006

Notícias

Conselho Tutelar: eleitos os 20 conselheiros


Do total, 12 candidatos são evangélicos. Comissão considera processo ágil

Os evangélicos dominaram as eleições para o Conselho Tutelar em Goiânia. Dos 20 eleitos no domingo, 12 são protestantes. Entre os novos conselheiros estão três pastores. No início de janeiro os escolhidos tomam posse e assumem funções nas quatro regiões da Capital (Norte, Oeste, Centro-Sul e Leste).

O líder da Assembléia de Deus Ministério Fama, Fábio Sousa de Lima, foi eleito com 1.820 votos. Para o bispo da Igreja Fonte da Vida, Marcos José da Silva, que recebeu 873, o grande número nas urnas é resultado de uma igreja mais atuante. “Acho que o segmento evangélico está despertando para as ações políticas. Isso trará benefícios à população”, diz. Entre os não evangélicos, Wanderson Odair foi o mais votado, com 1.819. Nas quatro regiões de Goiânia, mais de 210 mil pessoas foram às urnas. Houve denúncias de prática de boca-de-urna por parte de cabos eleitorais.

A presidente da comissão eleitoral, Inácia Alves, considerou as eleições ágeis. “Toda a equipe estava sensibilizada para concluir a operação. Passamos a noite toda trabalhando”, conta. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Faustino dos Santos, afirma que apesar dos atrasos no dia da votação este ano, todo o processo eleitoral avançou 70%. “Tivemos apenas uma denúncia de irregularidade e impedimos a tempo.

Depois que tomarem posse, os conselheiros vão trabalhar durante três anos em prol do Estatuto da Criança e do adolescente. Cada um deles terá o papel de zelar pelos direitos do menores. Os eleitos receberão um salário de R$ 1,8 mil e irão investigar denúncias de abusos sexuais, abandono, espancamento, conflitos familiares e estupros. Além disso, devem assegurar que todos os menores tenham direito à sáude, educação e lazer. Após as eleições, Goiânia passou a ter seis Conselhos Tutelares. As regiões de Campinas e Noroeste foram criadas para atender reivindicações antigas da população. No mês de março haverá novas eleições para escolher os representantes dessas regiões.


Fonte: Diário da Manhã (Goiânia, GO)

Nenhum comentário: