20 dezembro 2006

Notícias

Médicos da Clínica Jesus Salva procuram apoios para pacientes


A equipa médica que presta serviços na clínica "Jesus Salva", afecta à Igreja Evangélica Irmãos em Angola (IEIA) na província do Moxico, necessita de apoios externos para salvar vidas de seis pacientes vítimas de problemas cardíacos congénitos.

O pedido expresso numa carta dos médicos missionários de nacionalidade argentina é dirigido a organizações nacionais e internacionais interessadas em colaborar no tratamento das pessoas vulneráveis.

Segundo um dos subscritores da carta, Sebastián Luís Vega, a solicitação de apoios surge pelo facto dos pacientes não possuírem recursos financeiros para continuarem com o tratamento por meios próprios fora desta província.

Acrescentou que a intenção visa fazer face às limitações que a província do Moxico apresenta nesta fase da sua história, com acentuada falta de unidades sanitárias competentes para dar uma assistência à altura da patologia.

Os médicos precisam também apoios que permitam a deslocação dos pacientes de Luena para Luanda e vice-versa, a fim de serem submetidos a exames de ecocardiograma e determinar-se o tipo de intervenção cirúrgica necessária.

O grupo de quatro médicos missionários argentinos funciona em regime de voluntarismo no centro "Jesus Salva" desde 2004, tendo o estabelecimento sido criado na cidade do Luena, em 2000.


Fonte: AngolaPress (Luanda, Angola)




Igreja Evangélica Assembléia de Deus realiza trabalho social


As igrejas evangélicas no Brasil têm como finalidade anunciar a palavra de Deus, seja através dos cultos de adoração ou através de ensinos bíblicos. Já a igreja evangélica Assembléia de Deus do município de Peixoto de Azevedo vai além disso. A instituição religiosa oferece cursos profissionalizados e de especialização em diversas modalidades como corte e costura, pinturas em tecido, artes plásticas, macramé, crochê, casa de abelha e sianinha.

Os cursos são ministrados pelas irmãs do círculo de oração e é coordenado pela Irmã Joseina Pereira. Todo trabalho é executado através da ASET (ASSITÊNCIA SOCIAL EVANGELICA-TABITA) fundada em 1987, que atua na saúde, educação, assistência social, comunicação e agricultura, oferecendo palestras e cursos.

Participaram dos cursos jovens e adultos evangélicos e não evangélicos. Todo trabalho é supervisionado pelo presidente da instituição, pastor Odonel Cesário de Oliveira.

A ASET estará oferecendo curso básico de informática em 2007, onde serão atendidas centenas de jovens. Os computadores que serão utilizados já estão no projeto DIGITAL da Igreja Assembléia de Deus, que foram doados pelo Deputado estadual Sebastião Rezende através de recursos próprios.


Fonte: A Notícia (Guarantã do Norte, MT)




Homem é preso roubando CDs evangélicos


Daniel Cordeiro da Paz foi detido pela Polícia Militar dentro das Lojas Americanas do bairro do Centro de Maceió. De acordo com os policiais que efetuaram a prisão, o homem de 32 anos de idade tentou deixar a loja levando dois Cds evangélicos, sem pagar.

O que chamou atenção foi o estranho paradoxo entre o gosto musical do acusado de furto e ação delituosa, afinal um dos mandamentos evangelistas é “Não roubarás”. Daniel Cordeiro foi flagrado pelos seguranças, devido às câmeras da loja. Ele foi abordado e os álbuns recuperados.

No entanto, ainda assim a Polícia Militar foi acionada. Daniel Cordeiro responderá pelo furto qualificado. O acusado foi conduzido para a Delegacia de Roubos e Furtos da Capital, no bairro de Barro Duro. Ele foi autuado em flagrante, mas deve responder ao inquérito em liberdade. O caso ocorreu no dia de ontem.


Fonte: Alagoas 24 Horas (Maceió, AL)




Segmento evangélico do Cabo promove Natal com Jesus


O segmento evangélico do Cabo de Santo Agostinho, com apoio da prefeitura do município, promove, até o dia 29 de dezembro, o "Natal com Jesus". A ação se dá através de reflexões, músicas, apresentações de teatro e sorteio de brindes e cestas natalinas. A iniciativa conta com o apoio da União da Frente Evangélica Uni-Fé, Programa de Capelania Hospitalar, Conselho de Pastores do Cabo e Projeto pão da vida.

Algumas cidades foram escolhidas para participar do evento, como Pirapama, Pontezinha, Charneca, Cohab, Ponte dos Carvalhos, São Francisco, Bela Vista e Torrinha.



Fonte: pe360graus.com (Recife, PE)




STJ concede liberdade para fundadores da Renascer


A ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu direito de responder em liberdade ao apóstolo Estevam Hernandes Filho e sua esposa, bispa Sônia Haddad Moraes Hernandes, fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Eles respondem por crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato. Na decisão, a ministra determina que, caso a prisão já tenha sido efetivada, ela deverá ser revogada.

De acordo com o advogado do casal, o criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso, recém-eleito presidente da seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a decisão da ministra Laurita Vaz, que concedeu liminar em habeas corpus, revogou o decreto de prisão contra o casal.

Laurita Vaz justificou sua decisão ao dizer que os réus são primários, com residência e trabalho conhecidos e que têm colaborado com o regular seguimento da instrução criminal, a não ser pela ausência em uma única audiência, na qual foram representados por advogado.

A prisão preventiva foi pedida pelo Ministério Público de São Paulo, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), pela ausência do casal em uma audiência marcada do processo. A ação corre em segredo de Justiça.

Segundo D´Urso, a ausência do apóstolo foi justificada (alegação de derrame ocular), através de atestado médico e, portanto, a prisão teria sido decretada sem fundamento legal. "Mesmo quando um réu não justifica sua ausência em audiência, o que não é o caso, o juiz, no máximo, declara à revelia, e não decreta prisão", afirmou o advogado. Sônia também não compareceu, sob a justificativa de que precisava cuidar do marido.

A ministra considerou que a justificativa médica, embora não aceita pelas instâncias de primeiro e segundo graus, aparece como indício de boa-fé dos réus.

De acordo com a denúncia apresentada pelo promotor Marcelo Mendroni, os acusados Estevam Hernandes Filho e a mulher arrecadaram "altíssimos valores" com a igreja, "às custas, principalmente, de ludibriar fiéis e de deixar de honrar incontáveis compromissos financeiros, tornando-os habitualidade, com evidências de características criminosas". O MP chegou a pedir a prisão dos denunciados na ocasião, mas o juiz decidiu só determinar o bloqueio dos bens.

Além dos fundadores, também foram denunciados Leonardo Abbud, Antonio Carlos Ayres Abbud e Ricardo Abbud, acusados de emprestarem seus nomes como “testas-de-ferro” para a simulação de propriedade de algumas das empresas pela igreja. A denúncia também cita confecções, editoras e empresas de comunicação como parte do esquema.

No dia 15 de dezembro, a 5ª Turma do STJ não conheceu (não analisou) o pedido do casal e manteve a denúncia e de o bloqueio parcial de seus bens.

O casal ainda foi alvo de uma segunda denúncia por falsidade ideológica, porque teriam montado uma igreja “laranja” chamada Internacional Renovação Evangélica com o objetivo de “proteger a Renascer de processos de cobrança, cíveis ou trabalhistas”.

A juíza titular da 16ª Vara Criminal de SP, Kenarik Boujikian Felippe, aceitou o pedido, que quer ainda o fechamento de todos os templos da igreja em São Paulo. A primeira audiência deve acontecer em 3 de abril.


Fonte: Última Instância (São Paulo, SP)




Suspensa ordem de prisão de fundadores da Igreja Renascer


A ministra Laurita Vaz, da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu a ordem de prisão contra os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, o casal Estavam Hernandes e bispa Sônia Hernandes. Eles são acusados pelo Ministério Público de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato.

Parte de seus bens está bloqueada pela Justiça. Segundo a denúncia, os fundadores formaram uma rede de empresas que misturava atividades lícitas e ilícitas para se apropriar de dinheiro dos fiéis da igreja.

Para o MP, o apóstolo Hernandes comanda um grupo que funciona em moldes piramidais - fundador-presidente, diretores (bispos), gerentes (pastores), chefes-gerais e o povo, que seria o cliente (vítima) da organização.

A 1ª Vara Criminal de São Paulo já havia determinado o bloqueio de bens e contas bancárias dos fundadores da Renascer. O casal recorreu ao Tribunal Justiça de São Paulo (TJ-SP) com a alegação de constrangimento ilegal. Motivo: após receber a denúncia, a primeira instância teria determinado o formal indiciamento dos réus sem motivo justo. O pedido foi negado. Na semana passada, a 5ª Turma confirmou a decisão.

Ainda no curso do processo foi marcada uma audiência de instrução. O apóstolo Estavam Hernandes não pôde comparecer e justificou a ausência com um atestado médico. Mesmo assim, a 1ª Vara Criminal decretou a prisão do casal.

Contra a ordem, um pedido de habeas-corpus foi ajuizado no TJ paulista. Os desembargadores negaram o HC e o caso chegou ao Superior Tribunal de Justiça, onde a liminar foi concedida.

O advogado do casal, Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente reeleito da OAB paulista, explica que a liminar foi deferida porque o decreto de prisão não mostrou nenhum motivo justificável. “Ausência de um ato processual do acusado por levar, no máximo, à decretação da revelia. No caso concreto, o apóstolo não compareceu por um motivo relevante”. O processo está sob segredo de Justiça.


Fonte: O Estadão (São Paulo, SP)




Evangélicos do Cabo promovem o Natal com Jesus


Os evangélicos do Cabo de Santo Agostinho, com o apoio da prefeitura do município, estão promovendo o projeto Natal com Jesus onde visitam as comunidades carentes e levam mensagens natalinas.

Nas visitas acontecem apresentações de teatro, sorteio de brindes e de cestas natalinas. Nesta quarta (20), será visitada a comunidade de Ponte dos Carvalhos e na quinta (21) é a vez da São Francisco. No dia 27, o projeto está em Bela Vista e no dia 29 na Torrinha.

A iniciativa conta com o apoio da União da Frente Evangélica Uni-Fé, Programa de Capelania Hospitalar, Conselho de Pastores do Cabo e Projeto Pão da Vida.


Fonte: JC OnLine (Recife, PE)




Pastor metodista apela controlo dos excessos na quadra festiva


O pastor de Ndalatando da Igreja Metodista Unida em Angola, Henda Kibonda, apelou hoje, nesta cidade, à população no sentido de controlar os excessos durante a quadra festiva, para que se passe um dia de família e uma passagem de ano felizes.

Em declarações à Angop, o líder religioso sublinhou a preocupação da igreja face as ocorrências durante o período festivo, assinalando que habitualmente nesta fase regista-se um elevado índice de acidentes com o aumento do consumo de álcool.

"Entendemos que a família precisa conviver, festejar e unir-se cada vez mais", acentuou, tendo insistido na necessidade do controlo dos excessos, para evitar o perigo de se chegar ao ano novo com alguma mancha ou com um facto triste de ter-se perdido alguém.

Apontou a primazia das pessoas reflectirem sobre o significado de família e acerca do "plano de Deus para com este núcleo fundamental da sociedade", de maneira que as famílias desavindas voltem a unir-se e o pai distanciado do lar possa regressar à casa.

Para Henda Kibonda, tanto os cristãos como os não cristãos devem contribuir para que o ano de 2007 seja um período em que os objectivos e os planos não realizados se concretizem num ambiente de paz, de muito amor e de convivência harmoniosa.


Fonte: AngolaPress (Luanda, Angola)




Nenhum comentário: