21 dezembro 2006

Reflexões

Jesus Cristo é Soberano


"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação".
Colossenses 1:15

Você é filho único? Se não for, você é o mais velho ou o mais novo? É, talvez não seja nenhum dos dois! Meus avós maternos tiveram nove filhos e os avós paternos uns doze. Nestas famílias a diferença de idade entre o mais velho e o caçula é considerável, assim como suas responsabilidades perante a família. Eu e minha irmã temos cinco anos de diferença e eu sou o mais velho. Ainda não descobri se isso foi bom ou ruim. Certamente ambos conseguiriam descrever vantagens sobre suas condições, mas será que essa aparente igualdade sempre existiu? Pelo visto não! E Jesus, Ele é nosso irmão mais velho? Porque Ele é chamado de "primogênito"?

Essa é uma expressão utilizada pela cultura judaica! Primogênito era a maneira hebraica de dizer que alguém era especialmente honrado. Vários personagens bíblicos foram chamados de primogênitos inclusive o próprio povo de Israel – "Assim diz o Senhor: Israel é Meu filho, Meu primogênito" (Êxodo 4.22 Thompson).

Muitos acham que essa expressão, quando usada a Jesus, faça referência ao nascimento, mas isso é um erro grave. A palavra não se refere a nascimento físico, mas ao lugar de honra diante de Deus. Assim, Paulo está dizendo que Cristo tem lugar de honra sobre toda a criação. Podemos confirmar esse sentido quando olhamos neste mesmo contexto – "Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste" (Colossenses 1.17 NVI).

Nas diversas áreas da sociedade, podemos verificar a existência de hierarquias, e a intenção do apóstolo não é mostrar que Cristo foi criado, mas ressaltar a Sua Soberania Absoluta como o ponto mais alto desta hierarquia. Cristo, a "Imagem de Deus", é representado em Hebreus como "o resplendor da Glória de Deus e a expressão exata do Seu Ser" (Hebreus 1.3).

Quando o Senhor Jesus morreu naquela cruz e ressuscitou ao terceiro dia, possibilitou que você fosse o primogênito no propósito que Ele tem para sua vida. É especifico a você e da mesma forma Ele também tem algo para mim. Esse Deus maravilhoso, desceu de Sua Glória por amor a sua vida. O mínimo que posso oferecer a Ele, diante de tamanha Graça, é a minha vida. Será que você consegue fazer o mesmo? Pense nisto.


Fonte: Por Hagton Henrique - Umbet

Nenhum comentário: