03 novembro 2006

Notícias

Benguela: Líderes religiosos apelam a explicações correctas sobre Sida


O presidente da Igreja Evangélica de Cristãos Unidos em Angola no Lobito (IECUA), pastor Eliseu Júnior, disse ser necessário que os religiosos expliquem correctamente as formas de transmissão e os meios de prevenção contra a Sida.

Em declarações hoje à Angop, o pastor disse que ninguém deve se sentir salvo do contágio de Hiv/Sida, nem mesmo os cristãos, pois as formas de transmissão do vírus são várias.

Para si, apesar de as igrejas defenderem a abstinência sexual como forma de se prevenir a Sida, qualquer pessoa pode ser infectada através de um instrumento metálico não esterilizado como é o caso de uma agulha de injecção.

Este ponto de vista é partilhado pelo pastor da Igreja Evangélica de Irmãos de Angola, José Sitongua.

Segundo ele, os homens enquanto seres carnais não estão livres de qualquer endemia ou pandemia que assole o planeta terra.

Os pastores consideram justo o facto de algumas instituições do Estado e do governo, assim como as ONG incentivarem o uso de preservativo nas relações sexuais, como forma de prevenção da Sida.

Para eles, o governo tem o dever de proteger os cidadãos contra o Hiv/Sida, independentemente da sua crença religiosa, política ou posição social.

No entanto, reafirmam o ponto de vista da igreja em relação às medidas de prevenção de Sida que passa essencialmente pela abstinência sexual e a fidelidade conjugal.

*Nota do Blog: SIDA = AIDS


Fonte: AngolaPress

Nenhum comentário: