Notícias
Jovens da IERA e IECA unidos na evangelização
Mais de 250 jovens da Igreja Evangélica Reformada de Angola, IERA, realizam a partir de hoje sexta-feira, 15, a 18 do corrente uma excursão às Cachoeiras da província do Kwanza-Sul.
A escolha do local, onde existe um núcleo de evangelização, prende-se com o facto de a juventude da IERA pretender conviver com a sua congénere da Igreja Evangélica Congregacional em Angola, IECA, naquela província, para a fortificação das relações de cooperação existentes entre as duas instituições religiosas.
Este encontro é, segundo Diamantino Doba, director regional da juventude da IERA, o sinónimo das boas relações existentes no cumprimento do objectivo comum, que é a evangelização, e vai abordar diversos temas, tais como o HIV/Sida, a droga, o registo eleitoral, assim como questões ligadas aos programas da juventude em tempo de paz.
Fonte: Jornal de Angola (Luanda, Angola)
Projecto Abraços e Utopia lança "Com teus olhos"
O Projecto "Abraços e Utopia" lança este domingo, na portaria da Cultura o seu primeiro disco, intitulado "Com teus olhos", acompanhado de um vídeo clip "Necessito" com alguns temas do disco. Uma composição de música gospel, num total de dez faixas, é o que o disco traz de especial, numa variedade de ritmos, como o kizomba, pop, R&B, entre outros.
A obra, cujas músicas são interpretadas pelas artistas Sónia António e Nazarina Semedo, é de profundo valor humano e espiritual. As composições são de autoria de Eduardo Meana, Daniel Poli e do irmão Máximo Herrera, um sacerdote pertencente à congregação Salasiana de Dom Bosco, em Luanda.
Sónia António já tem um disco infantil no mercado intitulado "Euforia". Afirma que o disco tem duas importantíssimas significações, sendo a primeira a transmissão da mensagem de evangelização por intermédio das letras que compõem as músicas religiosas, e a segunda é demonstrar ao mundo, que em Angola a religião é unida e que o convívio entre cristãos é salutar, independentemente da designação de cada uma. Enquanto em alguns países, cristãos de diversas denominações se guerreiam entre si, "cá entre nós lutamos para estarmos unidos na evangelização e a prova disto é o disco "com teus olhos", acrescentou.
"Às vezes esquecemo-nos das coisas boas que devemos fazer, mas felizmente há sempre tempo para exercer a nossa actividade como verdadeiros cristãos, mesmo com a agitação do dia a dia na capital, onde em muitos casos, somos impedidos de contribuir positivamente para a igreja. Com esforço, conseguimos ultrapassar todas as barreiras e materializarmos a ideia para que onde quer que estejamos, possamos escutar o disco e ouvir um pouco do evangelho."
Sónia António é de opinião que os jovens cantores podem e devem conciliar o dia a dia do mundo de espectáculos com a actividade religiosa. Esta conciliação constitui um bom exemplo para a sociedade. É também uma forma de transmitir todos valores bons, como por exemplo a educação religiosa, algo importante numa sociedade como a nossa, repleta de problemas de vária ordem.Sublinha que a realização deste sonho é fruto de uma ideia que a interlocutora teve ao gravar um disco religioso a solo, mas depois surgiu o irmão Máximo Herrera que já tinha algumas composições e juntou-se o útil ao agradável. Daí resultou a edição desta obra, que já foi apresentada em várias igrejas de Luanda, desde evangélicas a católicas, num movimento que por si só demonstrou a unidade da igreja em Angola.
Sónia António afirma que para se fazer música religiosa não é necessário ficar num ritmo lento, uma característica própria da música gospel. "Concluímos que poderíamos transmitir a mensagem divina introduzindo ritmos angolanos, como por exemplo, o kuduro, rap ou kizomba, enfim, é uma adaptação que fazemos e esperamos que seja do agrado do público em geral e dos cristãos em particular".
"É pensando na introdução de ritmos de música profana na música gospel que se formulou um convite especial à Nazarina Semedo, uma cantora conhecedora destes estilos", adiantou.
"Abraços e Utopias" é um projecto de carácter não lucrativo, e, segundo Sónia António, os artistas que participaram na produção do disco não esperam nenhum estímulo financeiro. "O único e grande objectivo é apenas a evangelização. É a forma que encontraram para fortalecer o espírito, cantando, pois que quem canta, reza duas vezes", sustenta.
Os valores provenientes da venda dos discos serão encaminhados às edições Salesianos, para reembolsar o valor que esta instituição empregou na produção da referida obra. Nazarina Semedo, outra integrante do grupo afirma que a mudança de estilo não foi difícil, pelo facto de ela ter começado a cantar num grupo coral da Igreja Metodista, sendo conhecedora da música gospel, o que lhe permitiu um entrosamento fácil.
Nazarina Semedo acedeu ao convite que lhe foi formulado pela colega por achar que todo o mundo que adora a Deus canta e louva. "Porque não havia de, como cantora, participar num projecto tão importante, cuja missão é evangelizar?", interrogou-se.
A cantora diz que a obra constitui uma forma de passar a mensagem de Deus à sociedade. Lamentou o facto de não se fazer mais música gospel pelo facto de não ser comercial. Como cristã confessa que louvar e entregar-se a Deus é bom, uma forma de soltar o que anda escondido, aliás "estamos todos de passagem".
Fonte: Jornal de Angola (Luanda, Angola)
Bispos da Igreja Renascer sofrem derrota no STJ
Fundadores da Igreja pediram a rejeição da denúncia, que foi negado pelo STJ.
O apóstolo Estevam Hernandes Filho e a bispa Sônia Haddad Moraes Hernandes, sua esposa, fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, tiveram o pedido de rejeição da denúncia negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O casal é acusado pelo Ministério Público de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato e parte de seus bens está bloqueada pela Justiça.
Segundo a denúncia, a entidade teria formado uma rede de empresas que mistura atividades lícitas e ilícitas, por meio da qual se aproveita do dinheiro dos fiéis. Para o Ministério Público, o pastor Hernandes comanda um grupo que funciona em moldes piramidais - fundador presidente, diretores (bispos), gerentes (pastores), chefes gerais e o povo, que seria o grande cliente da organização.
A 1ª Vara Criminal de São Paulo já havia determinado o bloqueio de bens e contas bancárias dos fundadores da Renascer. Inconformado com a decisão, o casal recorreu ao Tribunal Justiça de São Paulo (TJ/SP). A defesa alegou constrangimento ilegal, pois, após receber a denúncia, o juiz determinou o formal indiciamento dos réus sem motivo justo. O pedido foi negado.
De acordo com a ministra Laurita Vaz, não se admite habeas-corpus contra decisão que indefere liminar proferida na instância de origem, exceto em situações excepcionais desde que esteja evidenciada a ilegalidade do ato coator.
Fonte: O Estado de São Paulo/Estadão (São Paulo, SP)
Veneziano promete reconstruir monumento à Bíblia em CG
Uma comissão de evangélicos visitou o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, nesta sexta-feira, 15, tendo à frente o pastor David Araújo, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil (Regional da Paraíba). Na sua companhia estavam os pastores Clélio Cabral (presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil/OMEB) e João Bosco (Igreja Evangélica Congregacional do Calvário).
O grupo de pastores fez a entrega ao prefeito Veneziano Vital de uma Bíblia de Estudos na Linguagem de Hoje (publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil), além de uma revista com temas evangélicos.
Para o grupo de pastores, o prefeito assumiu o compromisso de reconstruir o Monumento à Bíblia, que existia na Praça Alfredo Dantas, nas proximidades do Banco Itaú.
“Trata-se de uma reivindicação muito justa. Por isso, realizaremos esta obra em respeito à fé de todos os cristãos de Campina Grande, independentemente de questões denominacionais. O importante é a fé em Deus e o respeito à Bíblia por ser o livro sagrado de todos os cristãos”, ponderou, acrescentando que a entrega do momento deverá acontecer até o próximo mês de fevereiro.
Fonte: Paraiba.com.br (João Pessoa, PB)
Corrida Evangélica em São Carlos
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos (SP) e a Associação São-carlense de Atletismo (ASA) realizam neste sábado, a partir das 15h30, no Parque Residencial Douradinho, próximo ao reservatório do Saae, a II Corrida Pedestre Evangélica.
O evento que conta com o apoio da Associação dos Moradores do Douradinho será realizado nas categorias Evangélico e Livre a partir dos 16 anos de idade masculino e feminino.
A prova terá 6.000 metros e as inscrições poderão ser realizadas durante a semana nas igrejas evangélicas e no dia da prova entre 15h30 e 16h40. Logo após a prova acontece a cerimônia de entrega de premiação.
Serão entregues troféus para os 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria e sexo; medalhas do 4º ao 15º colocados e camisetas alusivas à prova para os 15 primeiros colocados de cada categoria e sexo.
Os corredores terão transporte gratuito com um ônibus saindo às 15h, defronte ao Caic do bairro Cidade Aracy, passando pela Praça Coronel Salles até o bairro Douradinho. O retorno pelo mesmo trajeto acontece às 18 horas.
Fonte: Cosmo Online (Campinas, SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário