17 dezembro 2006

Notícias

Foragido, líder da Renascer prega por rádio


Mesmo foragido da Justiça há 17 dias, o apóstolo Estevam Hernandes Filho, 52, líder da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, continua a pregar com o auxílio de um rádio-comunicador. É o que a Folha apurou com alguns fiéis e a investigação do Ministério Público. Promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado) dizem acreditar que o apóstolo Estevam pregou recentemente aos discípulos da Renascer por meio de um aparelho Nextel.

Alto-falantes teriam sido usados para amplificar as mensagens num dos templos da igreja na capital paulista. Como o caso está sob segredo de Justiça, os promotores Arthur Lemos, Eder Segura, Roberto Porto e José Reinaldo Carneiro -que fizeram o pedido de prisão preventiva- não quiseram se manifestar sobre o assunto.

"Ele [Estevam] fez isso sim. Falou para nós por meio de um rádio. A mídia inventa histórias mentirosas a seu respeito. Isso é coisa do demônio. Vocês não vão silenciá-lo", afirmou à Folha a fiel Cláudia Aguiar, 42, na sede internacional da Renascer, no bairro do Cambuci.

O Nextel é um comunicador móvel usado como rádio ou celular com o sistema IDEN, tecnologia que, segundo o fabricante, impossibilita qualquer interferência ou invasão. De acordo com interlocutores do apóstolo, ele evita falar no telefone fixo ou no telefone celular com receio de que ambos tenham sido grampeados pela Justiça.

Estevam e sua mulher, a bispa da mesma igreja, Sônia Haddad Moraes Hernandes, 47, tiveram suas prisões preventivas decretadas pelo juiz titular da 1ª Vara Criminal de São Paulo, Paulo Antônio Rossi, logo no começo deste mês.

O motivo? Terem faltado a uma audiência do processo em que são acusados de estelionato contra membros da própria Renascer, além de lavagem de dinheiro arrecadado em cultos e falsidade ideológica -eles teriam montado uma igreja "laranja", chamada Internacional Renovação Evangélica, para livrar a Renascer de processos.

O juiz já havia determinado anteriormente a quebra do sigilo bancário e bloqueio de bens do casal Hernandes. A assessoria da Renascer informou que Estevam não compareceu à audiência porque estava com um problema nos olhos. Um atestado médico foi emitido ao Ministério Público pela defesa do casal para que fosse anexado ao inquérito.

Outros três sócios dos Hernandes também tiveram a prisão preventiva decretada. Todos estão sumidos desde o último dia 1º. O Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) comanda as buscas. Até anteontem à noite, nenhum deles havia sido encontrado.

"Senhores promotores, se vocês prenderem o apóstolo, tem um povo que se levantará por ele, pois acima de tudo ele é servo de Deus." A mensagem, em tom de ameaça, segundo promotores do Gaeco, chegou por e-mail ao Ministério Público, que abriu um inquérito para apurar quem foi o autor do texto. No entender deles, isso representa crime de coação no curso do processo de investigação sobre a Renascer.

O recado está assinado, mas o correio eletrônico teria vindo de fora do Brasil. O maior desafio do Ministério Público e da Polícia Civil, contudo, é outro. Onde estão escondidos o casal Hernandes e os outros procurados da igreja? Os promotores do caso avaliam como iminente a necessidade de pedir auxílio à Polícia Federal na captura de todos os foragidos. O órgão teme que algum deles queira usar seus passaportes para deixar o país.

O advogado de defesa do casal Hernandes, Luiz Flávio Borges D'Urso -reeleito presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil)-, contestou a decisão da Justiça em mandar prender seus clientes.

"O pedido de prisão feito pelo Ministério Público e aceito pela Justiça é descabido. Não era o caso. Não há base legal que preencha isso", disse D"Urso, que afirma desconhecer o paradeiro do casal Hernandes.

Anteontem, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou pedido dos fundadores da igreja Renascer para que fosse rejeitada a denúncia do Ministério Público, que acusou o casal.


Fonte: Corumbá On Line (Corumbá, MS)




Cristodance reúne evangélicos e católicos em rave em SP


Festa tem se tornado a balada do momento entre os cristãos. A idéia é misturar o ritmo techno com letras em louvor a Deus.

Um parque de diversões na Zona Oeste de São Paulo cedeu espaço para uma confraternização inusitada neste domingo (17).

Cerca de 7 mil evangélicos e católicos do movimento carismático se reuniram para louvar a Deus de uma forma diferente. Após enfrentarem uma maratona de mais de dez horas com 13 bandas de vários estilos musicais (pop, rock, rap, reagge... critãos), eles fecharam o dia com um programa que tem se tornado cada vez mais popular entre os seguidores dessas duas religiões.

A iluminação, a aparelhagem de som e o ritmo são os mesmos de outras festas raves. É nas letras das músicas que está a diferença. Com frases como "este lugar vai tremer porque aqui se encontra o povo do Senhor", o electroCristo é a nova sensação entre adolescentes e jovens cristãos, e a Cristoteca ou Cristodance, a balada do momento.

"Sou cristotequeiro há dois anos. Toda sexta-feira vou a uma balada no Brás (Centro de São Paulo), na Casa da Aliança de Misericórdia. Começa às 19h, com a missa, e depois emenda até as 6h da manhã com muita tecneira", conta Leandro Nogueira Rocha, de 19 anos, técnico em enfermagem.

Para Leandro, esse é o melhor tipo de festa. "Dá para se divertir e louvar a Deus. Essa daqui então, junto com os evangélicos, é a verdadeira festa dos cristãos", diz.

O auxiliar de som Gilberto Silva, de 25 anos, também é freqüentador assíduo de Cristotecas. Ele foi para a balada deste domingo com uma caravana de 86 amigos, todos de Capão Redondo, na Zona Sul da capital. "É muito legal, todo mundo se diverte", fala.

E quem pensa que é só na dança e no som que os cristãos "barbarizam" está enganado. O visual também é moderno e transado com direito até a barriga de fora. "É tudo igual a uma festa normal, só que ainda mais legal", conta a estudante Stéphane Lourenço Amaral, 14 anos, carismática, vestida com miniblusa e calça modelo saint-tropez.

A Cristoteca também se tornou a balada do casal Angélica Ortis, 21 anos, e Ricardo Moraes, 28. Ela é cabeleireira e evangélica, ele é advogado e carismático. Se conheceram pela internet e começaram a namorar há dois meses. "Ele me apresentou à Cristoteca. Fiquei sem palavras. O Espírito Santo reina neste lugar", conta.

E a festa tem ainda o mérito de ser bem-vinda pelos pais. "Quando falo que vou para Cristodance, minha mãe nem se estressa. Vou sem problema", conta o estudante Cleyton Santos, de 17 anos. "Aqui é diversão pura porque ninguém se droga, ninguém está chapado. É 100% felicidade", conclui.


Fonte: G1/Globo (São Paulo, SP)




Bando assalta igreja em Duque de Caxias, Baixada Fluminense


Pastor é rendido por duas horas. Assaltantes conseguem fugir sem deixar pistas.

Cinco homens armados com pistolas e um fuzil assaltaram a Igreja Internacional da Graça de Deus, na Rua Almirante Barroso, no Centro de Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Rio.O assalto começou no início da tarde deste domingo (17), por volta das 12h30. Os ladrões permaneceram no templo por duas horas e mantiveram o pastor Leandro de Souza Lima e mais cinco auxiliares rendidos.

Segundo a polícia, as vítimas contaram que os bandidos estavam bem vestidos e não chegaram a agredir os reféns. Os assaltantes conseguiram fugir levando cerca de dez mil reais em dinheiro.

O caso foi registrado na 59ª delegacia, no Centro de Duque de Caxias. A polícia ainda não tem pistas dos assaltantes.


Fonte: Revista Época (São Paulo, SP)

Nenhum comentário: